Não se esqueça: sarampo voltou com força ao Brasil. E segunda (10) é dia de vacinação

Vale lembrar que em 2016 o Brasil estava livre do sarampo, o que a própria Organização Mundial da Saúde atestava. Três anos depois, ele voltou, por descuido. Assim como aconteceu em outros países.

Agora, é preciso imunizar o maior número de pessoas possível para que não se torne epidêmico, como a dengue e tantos outros flagelos que atormentam nosso dia a dia.

A Agência Estadual de Notícias informa que a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo deste ano começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. Para iniciar a campanha, o Paraná tem  mais de 1,245 milhão de doses da vacina.

“O objetivo desta campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no Estado, que hoje está com cerca de 90% para as crianças de um ano quando o ideal seria de 95% em todas as faixas etárias”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná”, acrescentou.

5 a 59

Segundo ele, o Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, porém define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus no Estado. A campanha nacional preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de 5 a 19 anos de idade.

Mas, analisando os casos de sarampo no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais acometida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o Estado adota uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos.

Mais casos

O último boletim epidemiológico do sarampo, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (6), confirma 23 novos casos da doença no Paraná. O número subiu de 808, na semana passada, para 831. Permanecem em investigação 1.653.

Cerca de 60% das confirmações foram registradas na capital paranaense. O público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados, seguido das pessoas entre dez e 19 anos, com 216.

No Paraná, após 20 anos sem o registro da doença, em agosto de 2019 foi confirmado o primeiro caso de sarampo na Região Metropolitana de Curitiba, em Campina Grande do Sul.

Via h2foz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*